O lazer deve
ser encarado como um tempo livre necessário ao desenvolvimento não só do
individuo, mas da sociedade em geral. É através de atividades lúdicas, que se
desenvolvem componentes motores, afetivos, cognitivos, morais, lingüísticos e
sociais da personalidade humana (Manning, 1997), além de promover a integração
social dos moradores de uma comunidade, estimulando o convívio entre eles e
preenchendo o tempo dessas pessoas, que, na maioria das vezes, vivem em espaços
domésticos reduzidos, não dispondo de recursos apropriados para a realização
desse tipo de atividade.
Dentre as
atividades que podem ser desenvolvidas pelas Bases de apoio estão aquelas
relacionadas à cultura, esporte e lazer, que são direitos fundamentais de
cidadania para toda e qualquer criança, adolescentes e jovens, de acordo com o
Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse direito, no entanto, não faz
parte da realidade da maioria da população moradora de bairros periféricos. Com
os dados abaixo, podermos constatar que um bom número de atividades de lazer
não participa da vida de uma parcela significativa dos jovens e adolescentes
desta pesquisa.
Dos
participantes, 52,61% praticam esportes. Os esportes praticados pelos
estudantes são:
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